Quem Somos
Consultores especialistas atuando em rede com instituições e parceiros globais em ESG (Environmental, Social, Governance) com experiência executiva, expertise técnica, analítica, de articulação e gestão na condução de projetos e estratégias de sustentabilidade para geração de valor de negócio e impacto positivo para seus stakeholders.
Nosso diferencial é proporcionar assessoria completa desde o planejamento até a implementação bem-sucedida da estratégia de ESG, promovendo cultura e capacitação interna para a evolução contínua da empresa em sua jornada para a sustentabilidade.
Propósito
Contribuir com geração de valor e resiliência para negócios dispostos a mitigar ameaças prementes para o mundo, entre elas:
- Mudanças climáticas e poluição
- Esgotamento de recursos naturais
- Violação de direitos humanos e condições de trabalho injustas
- Injustiça racial e desigualdade de gênero e de renda
- Outros contidos nas metas da Agenda 2030 definidas pelos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Propósito
Contribuir com geração de valor e resiliência para negócios dispostos a mitigar ameaças prementes para o mundo, entre elas:
- Mudanças climáticas e poluição
- Esgotamento de recursos naturais
- Violação de direitos humanos e condições de trabalho injustas
- Injustiça racial e desigualdade de gênero e de renda
- Outros contidos nas metas da Agenda 2030 definidas pelos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Converse com a equipe da ProSfera para descobrir a melhor jornada ESG para a sua empresa
Missão
Assessorar empresas em sua jornada para a sustentabilidade capacitando-as para o avanço em suas estratégias e metas de ESG com base na veracidade de informações, walking the talk sem risco de greenwashing.
Valores
Aplicar estratégias, diretrizes, análises, recomendações e ações de implementação com base em padrões internacionais de gestão ambiental, social e de governança adotados por empresas referência em ESG.
- Expressão em inglês que nesse contexto significa ter como comprovar antes de divulgar informações e fazer propaganda sobre ações sustentáveis por parte de uma empresa, podendo ser traduzida como “primeiro faça, depois divulgue”.
- Essa expressão, também em inglês, se refere a fazer a divulgação de ações em prol do meio ambiente e bem-estar da sociedade quando as empresas não praticam, de fato, ações que contribuem com a minimização dos impactos ambientais e sociais, induzindo, assim, o consumidor ao erro. Pode ser definida como uma espécie de propaganda enganosa sobre ações voltadas para a sustentabilidade por parte de um negócio.
Glossário
Walk the Talk: coragem de seguir o discurso nas ações e atitudes;
Greenwashing: maquiar a imagem ou números de um projeto ou uma ação para que pareçam ser mais sustentáveis do que realmente são.
Liderança
Carlos Cesar Righetti
- Consultor de Gestão em Estratégia de Operações e Sustentabilidade. Ocupou diversas posições executivas, tais como Head da BU Fuel Brasil na Fleetcor (SemParar / CTF / DBTrans), Diretor de Operações da Cielo e Superintendente de Compras do Banco ABN AMRO Real; ex-consultor Booz&Co e Kearney.
- / Dean BSRC – Business Sustainability Research Center da IBS (International Business School Americas).
- D. Administração de Empresas – foco em Gestão Estratégica de Operações e Sustentabilidade–FGV-SP, MBA – SDA Bocconi / U. of Michigan e Engenheiro – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Adriana Martins
- Consultora de Planejamento Estratégico e Marketing com foco em reputação de marca, sustentabilidade e ESG. Ocupou posições executivas como Head de Marketing no Berkeley Research Group e no Estadão. Atuou em projetos estratégicos de sustentabilidade e comunicação em empresas de óleo de gás, energia, mobilidade etc.
- MBA – GSB Babson College (Boston, MA), Administradora de Empresas- EAESP-FGV, Certificação em Comunicação Avançada para Sustentabilidade – ABERJE-SP (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Marketing e Mídias Digitais (UCLA), Sustentabilidade para Negócios (RSM – Erasmus University).